standard-title Abrindo poros: a criação coletiva na atuação com grupos

Abrindo poros: a criação coletiva na atuação com grupos

Abrindo poros: a criação coletiva na atuação com grupos

 

COORDENAÇÃO:

Profs. Ms. Plinio Bronzeri 

 

INÍCIO PREVISTO: a definir

 

DURAÇÃO: 04 meses

 

CARGA HORÁRIA: 64 horas

 

DIA E HORÁRIO: Sábado (09:00 às 13:00 horas)

*Curso com encontros semanais

 

INVESTIMENTO: 04 parcelas de R$ 640,00

 

DESCRITIVO DO CURSO:

Abrindo poros é uma série de cursos de extensão* que pretende revisitar conceitos já formulados sobre a atuação com grupos e, por meio deles, criar novos olhares. Para isso, visa desatar concepções que dificultem os olhares das autonomias dos coletivos. Entretanto, utilizaremos esses entendimentos consolidados como condutores a um processo de investigação. O objetivo geral será reproduzir, produzir e investigar as múltiplas formas com que os grupos se compõem, se expressam e se movimentam. Cada curso proposto dentro da série, terá foco em abrir poros tanto às sensibilidades dos participantes quanto dos conceitos, para que sejamos afetados e afetemos os múltiplos acontecimentos que possam ocorrer nas singularidades que cada grupo compõe independentemente dos entendimentos prévios.

* Nesse momento apenas ofertaremos um primeiro curso de extensão (“A criação coletiva na atuação com grupos”). Pretendemos a cada momento oportuno constituir e oferecer novas temáticas que possamos utilizar no formato proposto de “Abrindo poros”.

 

OBJETIVO:

Nesse primeiro curso propomos olhar: “a criação coletiva na atuação com grupos”. Nele pretendemos construir um espaço de produção e investigação das múltiplas formas com que os grupos expressam suas criatividades. Nos debruçaremos sob a riqueza e complexidade que é atuar com os coletivos e suas potencialidades, sensibilizando os participantes a conhecerem as autonomias e as criatividades grupais. A metodologia especifica destes encontros do Abrindo poros, será a identificação dos conteúdos e entendimentos prévios e, posteriormente, a sensibilização às autonomias e potências grupais de criação.  

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Dinâmica dos grupos
  • As constituições de agrupamentos, grupos, organizações e instituições.
  • Território e poder: grupo como proteção e ataque.
  • Campo grupal: resistência e luta.
  • Ressentimento e potência ao campo grupal.
  • Criação e invenção.
  • Conhecer ou Reconhecer
  • Abrindo poros ou abrindo “os” poros

 

Plínio Bronzeri: Mestre em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática pela UFABC, com pesquisa na área de formação de licenciandos atuantes em escola municipal de Santo André; Psicólogo pela PUC-SP; cursou formação em Psicodrama e Didata, pelo Instituto Sedes Sapientiae (com experiência em intervenções psico-sócio-educacionais em grandes grupos e psicoterapia individual; professor universitário; psicólogo em consultório particular e membro da comissão de ética do CRP-SP.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Nome Completo *

Formação Profissional *

Endereço *

Bairro *

Cidade *

CEP *

Email *

Telefone Residencial com DDD*

Telefone Comercial com DDD *

Celular com DDD *

RG *

CPF *

Latest News on Your Doctor's Blog

Publicações  |  Informação: Não há itens criados. Por favor, adicione alguns.
Instalações  |  Informação: Não há itens criados. Por favor, adicione alguns.