standard-title Arquiteturas Educacionais para o desenvolvimento da autonomia

Arquiteturas Educacionais para o desenvolvimento da autonomia

Arquiteturas Educacionais para o desenvolvimento da autonomia

 

COORDENAÇÃO:

Prof. Ms. Denis Plapler

Prof. Ms. Diogo Garcia

Prof(a). Lilian L’Abbate Kelian

Prof(a). Marina Nordi Castellani

 

INÍCIO PREVISTO: a definir

 

DURAÇÃO: 24 meses

 

CARGA HORÁRIA: 366 horas

 

DIA E HORÁRIO: quarta-feira (19:00 às 22:00 horas)

*Curso com encontros semanais

 

INVESTIMENTO: 24 parcelas de R$ 600,00

Para pleitear bolsa de estudos o aluno deve preencher os documentos necessários e entregar os documentos presencialmente ou por e mail para educacao@fapes.net

 

OBJETIVO:

  1. Contribuir com a continuidade da formação do profissional da área da educação preparando-o para transformação do ambiente educacional onde atua.
  2. Entrar em contato e aprofundar conceitos relacionados ao processo de construção da autonomia e refletir sobre as formas de se exercer a autonomia nas diversas situações escolares
  3. Aplicar conceitos relacionados ao processo de construção da autonomia a partir de processos criativos apoiados/respaldados pelo coletivo do curso
  4. Entrar em contato e acompanhar práticas educacionais escolares já existentes estabelecendo relação com conceitos estudados
  5. Fornecer ferramentas para as práticas de propostas de condutas mais autônomas
  6. Construir com os participantes, estratégias autênticas de transformação e condizentes ao ambiente onde atuam – construir as “arquiteturas educacionais” próprias.
  7. Vivenciar experiências coerentes e condizentes aos conceitos trabalhados 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Módulo 1 – Conceitos e terminologias – Tratamento da informação na área da educação

Módulo 2 – História da Educação Democrática

Módulo 3 – Universos culturais

Módulo 4 – História da leitura no mundo ocidental

Módulo 5 – Conceito de autonomia

Módulo 6 – Dimensões do sujeito contemporâneo

Módulo 7 – Aprofundando conceitos e conhecendo recursos metodológicos – conversa entre teoria e prática na escola

Módulo 8 – Desenvolvimento da autonomia na vida escolar

Módulo 9 – Eixos estruturantes para desenvolvimento da autonomia: visão global da escola

Módulo 10 – Eixos estruturantes para desenvolvimento da autonomia: corpo, tônus e reflexo

Módulo 11 – Eixos estruturantes para desenvolvimento da autonomia: o espaço é educador dentro e fora da escola

Módulo 12 – Eixos estruturantes para desenvolvimento da autonomia: gestão participativa 

Módulo 13 – Eixos estruturantes para desenvolvimento da autonomia: linguagem e comunicação – o centro está nas relações

Módulo 14 – Autonomia como finalidade da Educação

Módulo 15 – Visitas, acompanhamento e observação de práticas pedagógicas e suas análises (módulo concomitante)

Módulo 16 – Criações, sistematizações e socialização de produtos (módulo concomitante) – a monografia

Módulo 17 – Apresentações de monografias

 

Ementa Completa: https://goo.gl/jJx4mC

 

APRESENTAÇÃO DOCENTE:

Denis Plapler: Diretor do Departamento de Pós- Graduação em Educação Integral na FAPES e Presidente da Associação Brasileira de Cientistas para Desconstrução de Diagnósticos e Desmedicalização (AbCd). Atua como professor/educador em diferentes organizações. Atuou como consultor da UNESCO para o Ministério da Educação para iniciativa de fomento a política pública de Inovação e Criatividade na Educação Básica. Mestre em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da USP. Cientista Social pela PUC – SP.  Criador do Portal do Educador, foi membro da equipe de coordenação da CONANE, membro da equipe de fomento ao III Manifesto pela Educação criado pela rede Românticos Conspiradores e um dos membros fundadores da Rede Nacional de Educação Democrática. Participou da Comissão de Difusão da Jornada de Educação Centrada na Pessoa, em Barcelona.  Como educador atuou também com EJA, onde encontrou adultos que desejavam resgatar a experiência escolar que lhes foi negada na infância, atuou com os meninos aprisionados na Fundação Casa pelos maiores infratores e, por mais de dez anos, acompanhou crianças em assembleias, elaborando suas regras e resolvendo seus conflitos, assim como aprendendo através de projetos desenvolvidos a partir de seus próprios interesses, de forma não seriada, no Colégio Viver.

 
Marina Nordi Castellani: Pedagoga formada pela PUC-SP, desde 1999 atua como educadora de diversas faixas etárias, de 0 a 15 anos. Começou trabalhando com ensino de segunda língua na metodologia fundamentada em Language Acquisition e logo se encantou com a perspectiva de educação de escolas que têm propostas inovadoras e democráticas. Desde 2003, dedica-se profissionalmente a isso, transitando por pesquisas relacionadas à gestão participativa nas escolas como meio para o engajamento de crianças, jovens e educadores em seu processo escolar e de formação. Foi professora do Ensino Fundamental 1 na Rede Municipal de Ensino durante 3 anos e de 2003 a 2016 atuou na Escola Lumiar, sendo os últimos 6 anos como Diretora Pedagógica e Administrativa. Nesta trajetória educacional, a lista de descobertas relacionadas à gestão do tempo na escola, a gestão do conhecimento e a construção da autonomia foi ficando longa. Atualmente está envolvida num projeto educacional que visa implementar uma rede de escolas inovadoras e de qualidade e atua como consultora para uma start up na área de tecnologia.
 
 

Lilian Kelian: Historiadora formada pela Universidade de São Paulo. Militante da rede internacional de educação democrática desde 2002, atua desde 1999 na educação de crianças e jovens, na formação de educadores, gestão e avaliação de projetos educacionais. Desenvolver, pesquisar e avaliar inovações em instituições escolares ou de educação não formal tem sido o centro dos seus interesses profissionais desde a fundação da Escola Lumiar. Formar técnicos do poder público, professores e educadores sociais para a implementação e gestão de inovações é uma experiência que vem consolidando desde 2008. Finalmente, no Cenpec, encontrou também oportunidade para produzir conteúdos a partir dessas práticas de formação concebidas como gestão compartilhada de conhecimento. Atualmente, interessa-se pela gestão compartilhada de conhecimentos e respectiva sistematização como estratégias para a solução de conflitos institucionais. Desde 2009, no NUPSI, pesquisa as invenções democráticas e suas interações (dentre elas: a educação democrática, a economia solidária, a justiça restaurativa, a filosofia espinosana e a psicopatologia para saúde pública). Em 2014, convidada por Graziela Kunsch, coparticipou de dois projetos para 31 ª Bienal de São Paulo, um curso para educadores e a Revista Urbânia que enfoca experiências educativas contrahegemônicas.

 

Diogo Garcia: Bacharel e licenciado em História; especialista em Ética, Cidadania e Valores na Escola; mestre em Educação na Linha de Pesquisa Linguagem e Educação, todos pela Universidade de São Paulo. Foi professor do Ensino Fundamental e Médio na rede estadual de São Paulo por nove anos, dos quais cinco anos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi professor do Ensino Fundamental na rede municipal de São Paulo por quatro anos, sendo três deles como Professor Orientador de Informatica Educativa (POIE) no Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º anos); Atuou em projetos relacionados à Rádio Escolar e foi presidente do Conselho de Escola. Em 2012 entrou no Colégio Viver para ser professor de História e um mundo novo se abriu. Entrou em contato com práticas educativas voltadas para a autonomia, o protagonismo e o exercício da escolha e das decisões compartilhadas. Foi orientador de Projeto Pessoal, onde os estudantes escolhiam o objeto de estudo, o método e o produto final do projeto. Atualmente é professor de Humanidades (as áreas de História, Geografia, Filosofia e Ciências Sociais foram fundidas) e Cidadania (área que agrega as Reuniões de Sala, Assembleias e Comissões), orienta monografias e é tutor de alguns estudantes. Atua na Mediação de Conflitos, sob a perspectiva da Comunicação Não-Violenta, coordena os projetos da área de Humanidades desenvolvidos no Ensino Fundamental 1 e é membro da equipe de Coordenação do Colégio. Ultimamente também tem se dedicado ao Instituto ComViver, procurando estabelecer parcerias com as escolas públicas das comunidades próximas. Nas horas vagas, dedica-se à Capoeira Angola e à Hatha Yoga.

 FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Nome Completo *

Formação Profissional *

Endereço *

Bairro *

Cidade *

CEP *

Email *

Telefone Residencial com DDD*

Telefone Comercial com DDD *

Celular com DDD *

RG *

CPF *

 

MATRICULE-SE*


*taxa de matrícula referente a primeira mensalidade do curso


Latest News on Your Doctor's Blog

Publicações  |  Informação: Não há itens criados. Por favor, adicione alguns.
Instalações  |  Informação: Não há itens criados. Por favor, adicione alguns.