standard-title Da palmatória a ritalina – Especialização em Desconstrução de Diagnósticos para Desmedicalização

Da palmatória a ritalina – Especialização em Desconstrução de Diagnósticos para Desmedicalização

Da palmatória a ritalina – Especialização em Desconstrução de Diagnósticos para Desmedicalização

 

COORDENAÇÃO:

Prof. Ms. Denis Plapler

http://lattes.cnpq.br/0339843114094478

 

PROFESSORES CONVIDADOS:

O curso conta com a presença de professores convidados de diferentes áreas da educação e da saúde: Psicologia; Psicanalise, Pediatria, Homeopatia, Psiquiatria, Neurologia, Sociologia, Pedagogia e Filosofia.

 

INÍCIO PREVISTO: a definir

 

DURAÇÃO: 18 meses

 

CARGA HORÁRIA: 380 horas

 

DIA E HORÁRIO: Terça-feira (19:00 às 22:00 horas)

*Curso com encontros semanais

 

INVESTIMENTO: 18 parcelas de R$ 600,00 ou 24 parcelas de R$ 485,00

desconto de 50% para professores da rede pública

Para pleitear bolsa de estudos o aluno deve preencher os requisitos do edital e entregar os documentos presencialmente para Rafael (segunda, terça ou quinta das 13:30 as 17:30 horas) ou encaminhar por e mail para educacao@fapes.net  até o dia 14/07/2017. 

 

OBJETIVO:

Há um silencioso genocídio a infância que precisa ser denunciado e combatido. Com a justificativa de promover o melhor rendimento do aprendizado das crianças, o cloridrato de metilfenidato, substância presente em medicamentos conhecidos com nomes como Ritalina e Concerta, é aplicado para que elas se tornem “obedientes, disciplinadas e concentradas”. Entretanto aquilo que é visto como indisciplina, desobediência ou dificuldade de concentração, é na verdade fruto da falta de diálogo da instituição escolar com aquilo que tem mais significado para formação da subjetividade destas crianças, seus interesses e desejos mais profundos.

O curso de pós-graduação lato sensu  Da palmatória a ritalina – Desconstrução de Diagnósticos para Desmedicalização oferece subsídios científicos para que os profissionais aqui formados saiam aptos a atender crianças diagnosticadas e medicadas de forma equivocada e fraudulenta.

Diagnósticos como Transtorno de Déficit de Atenção, Hiperatividade, Transtorno Desafiador Opositor, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Dislexia, dentre outros absurdos que possam ser criados, não reconhecem o  ser humano como um ser integral, produto de uma cultura, com suas questões emocionais, sociais e biológicas completamente indissociáveis, interdependentes e diretamente ligadas ao processo cognitivo. TDAH, TDO, TOC e Dislexia não são doenças neurobiológicas e genéticas , não há nenhum gene responsável por fundamentar estes diagnósticos. Eles partem de concepções científicas equivocados e ultrapassadas sobre o cérebro e o ser humano, defendem que as pessoas com estes diagnósticos possuem uma espécie de defasagem no Córtex pré-frontal e não reconhecem os avanços da ciência moderna, aplicada as várias áreas do saber, da cibernética a medicina contemporânea. Os testes utilizados para fundamentar estes diagnósticos são totalmente fraudulentos, expõe as crianças a situações extremamente constrangedoras e traumáticas, criam profecias auto-realizadoras com consequências perversas para toda a vida.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

- Oferecer os fundamentos epistemológicos capazes de desconstruir diagnósticos que transformam problemas de educação em problemas de saúde.

- Oferecer uma visão crítica sobre o modelo hegemônico de organização da instituição escolar responsável pelo adoecimento das crianças.

- Apresentar outras formas possíveis de organizar a instituição escolar, no Brasil e no mundo, que apresentam ambientes mais adequados ao aprendizado de seus estudantes.

- Construir a compreensão do ser humano como um ser integral, e da educação como um processo natural da vida humana presente em todos os lugares e em todos os momentos.

- Oferecer subsídios para compreensão de como o ser humano aprende e produz conhecimento.

 

APRESENTAÇÃO DOCENTE:

Denis Plapler: Atuou como consultor da UNESCO para o Ministério da Educação para iniciativa de fomento a política pública de Inovação e Criatividade na Educação Básica. Mestre em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da USP. Cientista Social pela PUC – SP.  Criador do Portal do Educador. Como educador atuou com EJA, onde encontrou adultos que desejavam resgatar a experiência escolar que lhes foi negada na infância, atuou com os meninos aprisionados na Fundação Casa pelos maiores infratores e, por mais de dez anos, acompanhou crianças em assembleias, elaborando suas regras e resolvendo seus conflitos, assim como aprendendo através de projetos desenvolvidos a partir de seus próprios interesses, de forma não seriada, no Colégio Viver. Foi membro da equipe de coordenação da CONANE, membro da equipe de fomento ao III Manifesto pela Educação criado pela rede Românticos Conspiradores e um dos membros fundadores da Rede Nacional de Educação Democrática. Participou também da Comissão de Difusão da Jornada de Educação Centrada na Pessoa, em Barcelona.  Atualmente é Diretor do Departamento de Pós- Graduação em Educação Integral na FAPES, Presidente da Associação Brasileira de Cientistas para Desconstrução de Diagnósticos e Desmedicalização (AbCd), Coordenador do curso de Gestão Pedagógica para Educação Democrática no Instituto Singularidades e presta Consultoria para Transparência Brasil. 

FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome Completo *

Formação Profissional *

Endereço *

Bairro *

Cidade *

CEP *

Email *

Telefone Residencial com DDD*

Telefone Comercial com DDD *

Celular com DDD *

RG *

CPF *

 

MATRICULE-SE*

*taxa de matrícula referente a primeira mensalidade do curso

Latest News on Your Doctor's Blog

Publicações  |  Informação: Não há itens criados. Por favor, adicione alguns.
Instalações  |  Informação: Não há itens criados. Por favor, adicione alguns.