standard-title Educação Integral

Educação Integral

Fundamentos em Educação Integral

 

COORDENAÇÃO:

Profa. Dra. Helena Singer 

 

INÍCIO PREVISTO: a definir

 

DURAÇÃO: 04 meses

 

CARGA HORÁRIA: 43 horas (em aulas e mais 17 horas em pesquisas individuais)

 

DIA E HORÁRIO: Quarta-feira (19:00 às 21:30 horas)

*Curso com encontros semanais

 

INVESTIMENTO: 04 parcelas de R$ 335,00

desconto de 10% para matrículas até 06/03/2017

 

OBJETIVO:

O curso apresentará os conceitos fundamentais da educação integral, seus principais autores, experiências e políticas públicas no Brasil que se orientaram por sua filosofia.

A educação integral é a tendência mais contemporânea da educação,.  uma proposta política que se baseia em uma visão de mundo, que não fragmenta os indivíduos em usuários de serviços, não fragmenta o tempo pela lógica da produtividade, não hierarquiza o conhecimento em culto, erudito, popular, acadêmico. O que a educação integral afirma é a indissociabilidade da vida.

Com base nesta visão de mundo, a educação integral propõe a articulação dos diversos espaços e agentes de um território para garantir o desenvolvimento dos indivíduos em todas as dimensões da experiência humana – intelectual, afetiva, corporal, social, criativa. Compreende-se que para tão complexa tarefa, é necessária a integração de diversos atores em torno de um projeto comum, um projeto que possa transformar territórios em lugares que educam. A escola tem papel primordial neste processo, já que é a instituição social reconhecida por sua missão educativa e é, hoje, o equipamento público mais distribuído pelo país. Mas, para que se integre às famílias e demais agentes educativos da comunidade, a escola precisa de um projeto político pedagógico democrático e inovador. A educação integral como visão de mundo inspira pessoas, organizações e comunidades a desenvolverem projetos inovadores que transformam a vida das pessoas que delas participam. E inspira políticas públicas, que podem promover efetivas mudanças no país.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1 – Subsidiar profissionais que atuam no campo da educação com as principais referências para a compreensão de uma tendência contemporânea na área.

2 – Qualificar profissionais para a elaboração de projetos educativos com a perspectiva da transversalidade do conhecimento, da articulação territorial e a inovação metodológica.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

- Referências teóricas da educação integral: autores e conceitos

- Histórico da educação integral no Brasil: experiências e políticas públicas

- Integração, participação e democracia

- Gestão democrática e integrada do conhecimento

- Território educativo

- Educação integral como inovação social

 

APRESENTAÇÃO DOCENTE:

Helena Singer: Socióloga, consultora do Centro de Referências em Educação Integral, é doutora pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Foi assessora Especial do Ministro da Educação(2015) , diretora de Inovação e Sustentabilidade do Sesc (2016) e  diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz (2008-2015). Autora de “República de Crianças: sobre experiências escolares de resistência” (Mercado de Letras, 2010), entre outros livros e artigos sobre educação e direitos humanos publicados no Brasil e no exterior. Currículo completo disponível na plataforma lattes do CNPq – http://lattes.cnpq.br/

 

Quem fizer este curso e quiser continuar os estudos para concluir uma pós-graduação em Educação Integral, poderá traçar um itinerário formativo a partir dos vários cursos oferecidos pela FAPES. Para mais informações, entre em contato conosco.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Nome Completo *

Formação Profissional *

Endereço *

Bairro *

Cidade *

CEP *

Email *

Telefone Residencial com DDD*

Telefone Comercial com DDD *

Celular com DDD *

RG *

CPF *

 

MATRICULE-SE* 


*taxa de matrícula referente a primeira mensalidade do curso

Latest News on Your Doctor's Blog

Publicações  |  Informação: Não há itens criados. Por favor, adicione alguns.
Instalações  |  Informação: Não há itens criados. Por favor, adicione alguns.