standard-title Práticas Inovadoras em Educação Ambiental e Sustentabilidade

Práticas Inovadoras em Educação Ambiental e Sustentabilidade

Práticas Inovadoras em Educação Ambiental e Sustentabilidade

 

COORDENAÇÃO:

Prof. Ms. Edson Grandisoli

 

INÍCIO PREVISTO: a definir

 

DURAÇÃO: 18 meses

 

CARGA HORÁRIA: 380 horas

 

DIA E HORÁRIO: Sábado (08:00 às 17:00 horas) 

* Curso com módulos quinzenais

 

INVESTIMENTO: 18 parcelas de R$ 500,00

desconto de 50% para professores da rede pública

 

OBJETIVO:

Inúmeros autores concordam que o enfrentamento dos desafios socioambientais é urgente e que depende da mobilização de todas as sociedades e seus atores. A Educação, de forma geral, tem sido citada como um dos principais caminhos à superação desses desafios. Infelizmente, muitas das estratégias criadas nas últimas décadas têm se mostrado ingênuas e pouco efetivas no que se refere à formação socioambiental de jovens e adultos.

A especialização “Práticas Inovadoras em Educação Ambiental e Sustentabilidade” possui como foco o aperfeiçoamento do conhecimento e o desenvolvimento integral das habilidades necessárias à construção de novas práticas verdadeiramente transformadoras e transdisciplinares em Educação Ambiental e Sustentabilidade.

Para isso, os participantes constroem, ao longo do curso, uma visão integrada dos principais desafios socioambientais contemporâneos (resíduos sólidos, escassez hídrica, alimentação, mudanças climáticas, entre outros) por meio de atividades teóricas, práticas e pelo contato direto com profissionais convidados de diferentes áreas de atuação relacionadas à educação e sustentabilidade (educadores ambientais, gestores públicos, gestores ambientais, administradores, CEOs, representantes de ONGs, ecólogos, permacultores, entre outros). Em conjunto com essa construção, o participante também tem a oportunidade de conhecer mais de perto um pouco mais sobre empreendedorismo socioambiental e mercado de trabalho. Esse processo de troca e cooperação é capaz de ampliar o entendimento sobre a complexidade dos desafios socioambientais e, acima de tudo, descortinar caminhos inovadores de ação e intervenção na busca pela construção de sociedades cada vez mais sustentáveis.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Bases da Educação Ambiental para o enfrentamento da crise civilizatória

- Reconhecimento dos principais desafios socioambientais contemporâneos

- Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030

- Eixo temático 1: água e seus desafios

- Eixo temático 2: resíduos sólidos e seus desafios

- Eixo temático 3: segurança e soberania alimentar e seus desafios

- Eixo temático 4: mudanças climáticas globais e seus desafios

- Empreendedorismo e metodologias inovadoras de criação de projetos

- Tutoria para elaboração de monografia

- Monografia

 

Ementa completa no curso no link abaixo:
https://goo.gl/sKJMtH

 

APRESENTAÇÃO DOCENTE:

Edson Grandisoli: Bacharel licenciado em Ciências Biológicas pela USP, Mestre em Ecologia e Doutorando em Educação Ambiental e Sustentabilidade pelo Programa de Ciência Ambiental da USP. Professor das redes pública e particular de Ensino Básico por mais de 20 anos e cofundador da Escola da Amazônia e Reconectta, iniciativas que promovem a criação de projetos e programas de Educação Ambiental e Sustentabilidade. Formador de professores em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Secretaria Estadual de Educação, Centro Paula Souza, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri e membro do Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade da USP (LAPPES-USP).

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Nome Completo *

Formação Profissional *

Endereço *

Bairro *

Cidade *

CEP *

Email *

Telefone Residencial com DDD*

Telefone Comercial com DDD *

Celular com DDD *

RG *

CPF *

 

MATRICULE-SE*


*taxa de matrícula referente a primeira mensalidade do curso