standard-title Território: Fundamento e princípio para atuação integral em Educação e Saúde

Território: Fundamento e princípio para atuação integral em Educação e Saúde

Território: Fundamento e princípio para atuação integral em Educação e Saúde

 

COORDENAÇÃO:

Profa. Valéria Rôças

 

CORPO DOCENTE:

Profa. Dra. Helena Singer
Prof. Mauro Lopez Rego

 

INÍCIO PREVISTO: Abril de 2017

 

DURAÇÃO: 04 meses

 

CARGA HORÁRIA: 48 horas

 

DIA E HORÁRIO: Sexta (14:00 às 18:00 horas) e Sábado (09:00 às 18:00 horas)

*Curso com encontros mensais

 

INVESTIMENTO: 04 parcelas de R$ 320,00

 

OBJETIVO:

O curso toma por princípio o território – conceito, usos e dinâmicas – para propor atuação sinérgica de abordagens em educação e saúde a partir da compreensão integral do ser humano, nos campos individual e coletivo.

Atuar com base nos territórios apresenta potencial valioso para o entendimento dos determinantes sociais, demandando olhar específico para cada localidade a partir das diversas áreas do conhecimento. O diagnóstico passa a considerar a singularidade não só de cada pessoa, mas também do espaço social em que se insere. Nesta lógica, mais que espaços geográficos, territórios se configuram em construtos cujos valores, crenças e acepções acerca da vida precisam ser considerados à luz dos atores que dele utilizam.

Além de contribuir para o diagnóstico, a dimensão territorial agrega recursos para a mobilização e a articulação com demais atores sociais e com as dimensões da vida habitualmente apartadas das atuações nos campos da educação e da saúde, como mobilidade, cultura, segurança, moradia e trabalho.

As concepções atuais a respeito da saúde registram seu conceito ampliado, que inclui determinantes sociais entre aqueles com reflexos sobre o bem-estar individual e coletivo. Neste sentido registra-se a atenção ao estilo e condição de vida para contribuir no entendimento sobre os processos saúde/doença. A concretização do conceito ampliado, no entanto, esbarra na fragmentação dos serviços de saúde, na ênfase no modelo biológico, na concepção partida a respeito das condições de vida – segurança, alimentação, hábitos, higiene, saneamento – e na reduzida interação entre os atores sociais. A concretização da perspectiva ampliada na ação social depende de articulação intersetorial e interdisciplinar.

Convergente com esta proposta, a educação integral supera as premissas cristalizadas sobre funções sociais e espaciais, ciclos de vida e conexões verticais e hierarquizadas, partindo do princípio de que não é só na escola que se aprende, não é só no posto de saúde que se trata do corpo. A educação integral traz como marca a revisão dos papeis e da presença dos indivíduos no mundo e em sociedade, apropriando-se de possibilidades normalmente restritas e segregadas entre estratos e funções.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Promover reflexão sobre possibilidades e perspectivas de atuação integrada e integral em educação e saúde a partir da compreensão do território e de suas dinâmicas.

Fornecer subsídios para a elaboração de ações e projetos com a perspectiva da transversalidade do conhecimento, da articulação territorial e das múltiplas dimensões da vida humana.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

- Apresentação dos participantes, apresentação da proposta inicial do curso e construção coletiva da proposta final

- Concepções sobre território: O território nas experiências individuais e como conceito para entendimento e atuação social

- Premissas e atitudes individuais na interlocução com o território

- Perspectivas do território educativo  e da saúde na atuação territorial

- Interlocução com representantes de comunidade em foco (debates, rodas de conversa, observações presenciais no território)

- Cartografia interativa

- Atuação em saúde e território na perspectiva da educação integral – quadro de referência e roteiro de elaboração de projetos

- Cartografia dinâmica

- Histórias contadas – Relatos dos habitantes (atores-chave)

- Oficina de projetos

- Conclusões, autoavaliação avaliação do curso

 

APRESENTAÇÃO DOCENTE:

Helena Singer: Socióloga, consultora do Centro de Referências em Educação Integral, é doutora pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Foi assessora Especial do Ministro da Educação(2015) , diretora de Inovação e Sustentabilidade do Sesc (2016) e  diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz (2008-2015). Autora de “República de Crianças: sobre experiências escolares de resistência” (Mercado de Letras, 2010), entre outros livros e artigos sobre educação e direitos humanos publicados no Brasil e no exterior. Currículo completo disponível na plataforma lattes do CNPq – http://lattes.cnpq.br/ 

Valéria Rôças: Especialista em Saúde Coletiva pela ENSP, em gestão em saúde da família pela UERJ, concentrando seu interesse em saúde bucal coletiva. Como Odontóloga Sanitarista do Departamento Nacional do Sesc trabalha na definição e implantação de modelos teórico-práticos, elaboração de publicações, qualificação e desenvolvimento de equipes clínicas em todo o país. Integrou a equipe docente do Curso de Educação em Saúde e Saneamento Ambiental (PUC Rio). Com prática clínica de três décadas, onde aplica e desenvolve princípios de humanização e ludicidade. Autora do livro “Conversa & Cura – desafiando e desfiando histórias”, com Mauro Lopez Rego, pela editora Kiron (2016).

Mauro Lopez Rego: Gestor de projetos sociais, engenheiro de comunicações pelo IME e arte-educador. Pós-graduado em gerência e planejamento de projetos pela UFAC e mestre em administração pela FGV Rio. Atuou como professor em educação básica e no ensino superior de engenharia, e com arte-educação em projetos de atividade artística, no Clã do Jabuti Criação Verbal e no Grupo Clãdestino de Arte Educação. Entre 1992 e 2016 atuou no Sesc, no Departamento Nacional e nos Departamentos Regionais no Acre, Rondônia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Foi gestor das áreas de planejamento, programas sociais, sustentabilidade, estudos e pesquisas e diretor regional (RS e RJ). Autor dos livros Golpe da Melhor Idade e Conversa & Cura (com Valéria Rôças).

 

Caso tenha interesse em saber mais sobre esse curso, participe do evento gratuito de Ateliê Aberto de Sensibilidade:

http://www.fapes.net/educacao-integral/atelie-aberto-de-sensibilidade/

 FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Nome Completo *

Formação Profissional *

Endereço *

Bairro *

Cidade *

CEP *

Email *

Telefone Residencial com DDD*

Telefone Comercial com DDD *

Celular com DDD *

RG *

CPF *

Latest News on Your Doctor's Blog

Publicações  |  Informação: Não há itens criados. Por favor, adicione alguns.
Instalações  |  Informação: Não há itens criados. Por favor, adicione alguns.